Quando descobri os jogos em PowerPoint fiquei deslumbrada, achando que havia descoberto a pólvora. Logo nas primeiras vezes que os usei, senti que meus alunos aprovaram a forma de explicar e dar exemplos usando apresentações. As revisões antes da prova ficaram mais fáceis e divertidas, eu preparava um jogo com o vocabulário e jogava com eles, na aula seguinte era a vez da gramática e estavam preparados para fazer a prova.
Comecei então a compartilhar com os colegas, porque tudo o que eu uso e é aprovado pelos alunos, mostrando ser um recurso útil para melhorar o desempenho deles ou simplificando meu trabalho eu gosto de compartilhar.
Mas à medida que eu ia conversando com os colegas notava que alguns deles faziam o que minha avó (que só sabia assinar o nome fazendo um “xis”) chamava de “botar bistáqui”. Uns diziam que dava muito trabalho para fazer, outros que era complicado levar o notebook para a sala de aula, outros que os alunos não gostavam ou não conseguiriam fazer.
Toda essa lenga-lenga começou a me cheirar a comodismo, do tipo: eu sempre fiz assim, vou continuar fazendo do mesmo jeito, assim não tenho trabalho extra, não me arrisco, não melhoro nem pioro nada.
Eu confesso que fiquei desanimada, fiquei uns bons meses sem compartilhar meus jogos, até que alguns colegas começaram a indagar onde eles andavam, se eu não tinha novidades, etc.
Como nem todos usam – ou estão dispostos a tentar – eu resolvi então criar grupos onde só trocaremos apresentações para usar em sala de aula. Vou fazer um grupo só para todas as matérias, assim cada um envia o que leciona, adapta de uma matéria para usar em outra, usa as ideias, etc.
Assim que o grupo estiver pronto será anunciado aqui e no FB, dessa forma os professores que gostam de usar esse recurso com seus alunos terão um local para compartilhar e divulgar seus trabalhos, e a gente não ouve mais tanto “bistáqui” – que traduzindo para o português correto é “obstáculo”.
Zailda Coirano
Neste artigo você foi informado da criação do grupo de professores para troca de recursos em PowerPoint.
No hay comentarios:
Publicar un comentario
Obrigada por comentar e volte sempre - seu aprendizado também agradece!
Comentários considerados ofensivos não serão publicados.